27/02/2024 às 08h47min - Atualizada em 27/02/2024 às 08h47min

Alerta de temporais: Inmet prevê chuvas fortes nas próximas duas semanas em diversas regiões do Brasil

ZCIT intensifica instabilidades e aumenta risco de tempestades, raios e vento em estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul

Foto: reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira, destacando a previsão do tempo para as próximas duas semanas. A atenção está voltada para um significativo volume de chuvas previsto em várias partes do Brasil, com destaque para regiões do Norte, Nordeste e Minas Gerais, onde os acumulados podem ultrapassar 80 milímetros na primeira semana.

 

De acordo com o Inmet, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) está intensificando as instabilidades atmosféricas, aumentando o risco de chuvas intensas, raios, rajadas de vento e trovoadas em diversos estados do país.

 

A previsão detalhada do tempo para cada região do Brasil nas próximas duas semanas é a seguinte:


 

Primeira Semana


 

Norte: Prevê-se pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm, especialmente no Amazonas, Pará, Rondônia e sul de Roraima, com possibilidade de eventos elétricos e ventos fortes.

 

Nordeste: Espera-se chuvas localmente fortes, com maior intensidade no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, podendo superar 100 mm em alguns locais.

 

Centro-Oeste e Sudeste: Antecipa-se chuvas em forma de pancadas, com acumulados acima de 40 mm, principalmente em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, devido ao calor e alta umidade.


 

Sul: O início da semana pode ser marcado por pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, com possibilidade de ultrapassar 50 mm.
 

 

Segunda Semana


 

Norte: Acumulados acima de 50 mm, principalmente no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins.

 

Nordeste: Prevê-se chuvas em forma de pancadas, podendo superar 50 mm em toda a região, com intensidade maior em alguns estados.

 

Centro-Oeste e Sudeste: Espera-se pancadas de chuva em todos os estados, principalmente no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás.

 

Sul: Prevê-se chuva superior a 50 mm em todos os estados da região.

Diante dessas previsões, é importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.