26/02/2024 às 08h59min - Atualizada em 26/02/2024 às 08h59min

​Condições agrometeorológicas favorecem safra 2023/2024, revela boletim da Conab

Chuvas generalizadas contribuem para desenvolvimento de cultivos em diversas regiões do Brasil

- Da Redação, com Conab
Foto: Reprodução
O Boletim de Monitoramento Agrícola, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na última sexta (23), revelou que as condições agrometeorológicas têm favorecido a semeadura, colheita e desenvolvimento da safra 2023/2024 em todo o país. Nas primeiras semanas de fevereiro, chuvas generalizadas foram registradas em praticamente todas as regiões produtoras, proporcionando um ambiente propício para as lavouras.

Os maiores volumes de chuva foram observados no Centro-Norte do Brasil, com destaque para áreas do Amazonas, Pará, Mato Grosso e partes do Matopiba. Essas precipitações não apenas contribuíram para a recuperação e manutenção do armazenamento hídrico no solo, mas também possibilitaram o início da semeadura da segunda safra de milho e feijão.

De acordo com o boletim, a umidade do solo permaneceu em níveis adequados para a semeadura e desenvolvimento dos cultivos, com exceção de algumas áreas no Nordeste, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Uma análise espectral destacou anomalias negativas devido à antecipação do ciclo fenológico da soja em algumas regiões. Houve redução do Índice de Vegetação (IV) devido à maturação e colheita da leguminosa em regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Paraná. No entanto, no Rio Grande do Sul, o índice está acima das safras anteriores, apesar de uma pequena desaceleração devido à irregularidade das chuvas.

O Boletim de Monitoramento Agrícola é publicado mensalmente e resulta da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além de agentes colaboradores que contribuem com dados pesquisados em campo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.