23/02/2024 às 17h43min - Atualizada em 23/02/2024 às 18h05min

Agricultura vê certificação sanitária como fator-chave para alta da exportação

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 23 - As exportações brasileiras de produtos agrícolas foram impulsionadas em 2023 pela adoção do serviço especializado de certificação sanitária, avaliou o Ministério da Agricultura em nota. O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária executou novos procedimentos, permitindo ao governo certificar requisitos de segurança alimentar para China, Marrocos e países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).

Na nota, o ministério destaca as exportações de 270 toneladas de castanhas, nozes e amêndoas em 2023 para os países árabes do CCG, sendo 32 toneladas de castanha de caju para Omã, 16 toneladas de castanha do Brasil e 18 toneladas de noz-pecã para a Arábia Saudita.

Além da certificação sanitária, a Agricultura também citou a promoção comercial por adidos agrícolas e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) como fator a contribuir para a expansão do comércio internacional, incluindo aumento significativo nas exportações de café em grãos (10,6 mil toneladas) para a Indonésia e de pimenta-do-reino e óleo de soja bruto (16 mil toneladas) para Marrocos no ano passado. O País também enviou 48 mil toneladas de polpa cítrica peletizada para a China.

"O autocontrole implementado em algumas cadeias tem possibilitado ao ministério realizar a certificação sanitária, agregando mais confiabilidade aos produtos exportados", afirmou, na nota, o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Hugo Caruso.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.