09/02/2024 às 09h28min - Atualizada em 09/02/2024 às 09h28min
Aumento da demanda impulsiona cotações no mercado avícola
Alta nas vendas domésticas e desafios nas exportações marcam início de fevereiro
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução No início deste mês, as cotações dos produtos avícolas no mercado interno brasileiro demonstraram uma reação positiva, conforme indicado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com pesquisadores da organização, esta resposta foi impulsionada por um aumento na demanda, que por sua vez foi estimulada pelo recebimento dos salários e pela antecipação das vendas devido ao período do carnaval, que este ano acontece em 12 e 13 de fevereiro.
Entretanto, o cenário não é uniformemente otimista, especialmente no que diz respeito às exportações de carne de frango. Após atingirem um recorde em 2023, os embarques brasileiros registraram uma queda em janeiro deste ano. Isso se deve, em grande parte, às menores compras por parte dos principais parceiros comerciais do Brasil na Ásia e no Oriente Médio.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados pelo Cepea, o total de carne de frango enviada ao exterior em janeiro foi de 404,9 mil toneladas, entre produtos in natura e processados. Esse volume representou uma diminuição de 13,3% em relação ao mês anterior e de 3,8% em comparação com janeiro de 2023.