08/02/2024 às 09h29min - Atualizada em 08/02/2024 às 09h29min

Exportações de soja em fevereiro devem cair após recorde histórico

Previsões indicam queda nos embarques do grão brasileiro em comparação ao mesmo período do ano anterior

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução

As exportações brasileiras de soja em grão devem atingir cerca de 7,3 milhões de toneladas em fevereiro de 2024, conforme análise semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), divulgada nesta quarta-feira (7). Este número representa uma ligeira queda em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando os embarques alcançaram 7,5 milhões de toneladas.

 

Diferentemente do recorde histórico registrado para o mês de janeiro, onde foram enviadas mais de 2,6 milhões de toneladas - mais de 200% a mais do que no mesmo período de 2023 -, o segundo mês do ano não deve superar a marca do ano anterior.

 

Na semana compreendida entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro, o Brasil exportou 1,1 milhão de toneladas. Já para a semana seguinte, entre os dias 4 e 10 de fevereiro, estão previstos embarques de 2,373 milhões de toneladas.

 

Quanto ao farelo de soja, a Anec prevê embarques de aproximadamente 1,7 milhão de toneladas em fevereiro. No mesmo mês do ano passado, o total foi de 1,2 milhão de toneladas.

 

Destaca-se que, em janeiro, a China, maior compradora global, adquiriu 1,7 milhão de toneladas de soja, representando 75% do total exportado. No entanto, a tendência é que as importações chinesas diminuam, refletindo uma queda na demanda que já vem sendo observada há algum tempo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.