A Rússia ampliou sua lista de frigoríficos brasileiros autorizados a exportar carne bovina e de frango para o país, conforme comunicados recentes divulgados pelo Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Federação Russa (Rosselkhoznadzor).
Agora a lista de frigoríficos brasileiros habilitados é de 358. Desse total, apenas 178 estão totalmente aptos a exportarem e 180 estão sob algumas restrições e suspensões.
O frigorífico da JBS localizado em Confresa (MT) foi incluído na lista de estabelecimentos habilitados a exportar carne bovina para a Rússia, a partir do dia 23 de janeiro.
Além disso, o órgão sanitário russo suspendeu as restrições temporárias impostas anteriormente ao fornecimento de carne de aves e produtos avícolas da Seara Alimentos em Forquilha (SC) e de carne de aves da mesma empresa em Itapetininga (SP), assim como carne bovina da JBS em Lins (SP). Essa decisão, tomada também em 23 de janeiro, reflete a conclusão das autoridades russas após a fiscalização nas unidades brasileiras.