07/02/2024 às 09h24min - Atualizada em 07/02/2024 às 09h24min
Safrinha de milho do Paraná deve garantir abastecimento, diz secretário de Agricultura
Norberto Ortigara, secretário da Agricultura do estado, destaca estimativa positiva durante entrevista no Show Rural Coopavel
- Da Redação, com Safras & Mercadoria
Foto: Reprodução Durante uma entrevista à Agência SAFRAS, realizada no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), nesta terça-feira (6), o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, afirmou que a safrinha de milho do estado deve garantir o abastecimento sem a necessidade imediata de importação. Ortigara explicou que a compra no mercado exterior só seria considerada se os preços do cereal disparassem, com a possibilidade de compra do produto no Paraguai.
O secretário ressaltou que o avanço da semeadura da safra no Paraná está sendo significativo, impulsionado pelo ciclo mais curto da soja, que se adiantou entre 18 a 20 dias devido à seca que atingiu a região a partir da segunda quinzena de dezembro do ano passado. A safrinha está estimada em pouco mais de 14 milhões de toneladas, o que deverá ser suficiente para atender às demandas das indústrias e das integrações, contribuindo para a produção de carne e agregando valor ao setor.
Em relação ao panorama nacional, Ortigara prevê uma produção menor de milho em comparação ao ano passado, sugerindo que o país provavelmente não exportará as mais de 50 milhões de toneladas embarcadas em 2023.