01/02/2024 às 09h31min - Atualizada em 01/02/2024 às 09h31min

​CNA solicita ao Ministério da Agricultura medidas para apoiar produtores afetados pelo El Niño

Confederação propõe seis medidas emergenciais divididas entre crédito rural e política agrícola para mitigar impactos climáticos

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou ao Ministério da Agricultura um pedido de adoção de seis medidas emergenciais em apoio aos produtores rurais impactados pelo fenômeno climático El Niño. As propostas, divididas entre crédito rural e instrumentos de política agrícola, visam auxiliar os agricultores cujas produções foram severamente afetadas pelas adversidades climáticas.

O presidente da CNA, João Martins, destaca a urgência na implementação dessas medidas para mitigar os impactos significativos causados pelas condições climáticas adversas nos últimos meses. O pedido foi formalizado em um ofício entregue pelo vice-presidente da CNA, José Mario Schreiner, ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta quarta-feira (31).

As propostas também incluem a prorrogação de operações de crédito rural vigentes por, pelo menos, 12 meses, com manutenção das taxas de juros e condições originais. Além disso, a confederação sugere a renegociação de operações vencidas devido às condições adversas, sem encargos de inadimplência, e a antecipação das linhas de pré-custeio com condições especiais de taxas e prazos.

Para a comercialização, a CNA demanda a implementação de ações para reduzir as flutuações na renda dos produtores, garantindo remuneração mínima e acesso a itens essenciais para a produção, por meio de vendas diretas. Também são requeridas a atualização dos preços mínimos dos produtos da Política de Garantia dos Preços Mínimos (PGPM) e a oferta de leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) e para o Escoamento do Produto (PEP).

A confederação destaca que a crise afeta todas as regiões do país, combinando quebras na produção devido ao clima adverso causado pelo El Niño e uma "significativa redução" nos preços de diversos produtos agropecuários. A CNA ressalta perdas irreversíveis nas safras de soja e milho, acompanhadas por quedas nos preços internos desses produtos. Além disso, a pecuária de corte enfrenta impactos decorrentes dos atrasos nas chuvas em algumas áreas do país.

A entidade destaca a importância da sensibilidade e comprometimento do Ministério da Agricultura e Pecuária em lidar com as questões que afligem o setor e confia que serão tomadas as providências necessárias para minimizar os impactos negativos enfrentados pelos produtores brasileiros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.