31/01/2024 às 09h00min - Atualizada em 31/01/2024 às 09h00min

Preço do algodão em pluma tem queda de 22,84% em janeiro

Segundo análises do Cepea, as indústrias continuam a exercer pressão por valores inferiores

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução

Os preços do algodão em pluma encerram o mês de janeiro com um cenário predominantemente em baixa, marcado por oscilações que refletem as complexidades nas negociações do setor. Na parcial de janeiro, até o dia 29, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, registra uma média de R$ 3,9774 a libra peso. Embora apresente um aumento de 0,88% em relação a dezembro de 2023, destaca-se uma expressiva queda de 22,84% em comparação com janeiro de 2023, quando considerado o deflacionamento pelo IGP-DI de dezembro de 2023.

 

Segundo análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as indústrias continuam a exercer pressão por valores inferiores, alegando, em alguns casos, insatisfação com a qualidade dos lotes disponíveis.

 

No entanto, o mercado revela nuances interessantes. Enquanto algumas indústrias buscam preços mais baixos para novas aquisições, compradores com necessidades urgentes ou requisitos específicos estão dispostos a pagar valores mais elevados. Esse contraste na demanda cria um ambiente de negociações complexo, onde a qualidade do produto se torna um fator decisivo.

 

Do lado dos vendedores, agentes que necessitam de recursos imediatos estão ofertando lotes a preços mais baixos. Por outro lado, produtores capitalizados e com boa parte da produção já comprometida permanecem firmes, aguardando oportunidades mais favoráveis para negociar no mercado spot.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.