22/01/2024 às 11h42min - Atualizada em 22/01/2024 às 11h42min
Inmet emite alerta laranja e adverte para tempestades em 10 estados brasileiros
Riscos de chuvas intensas e ventos fortes permanecem até esta segunda-feira (22)
- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Reprodução O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (21) um novo alerta laranja para chuvas intensas em 10 estados brasileiros. Este é o segundo nível na escala de alertas do Inmet, que varia entre amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
O alerta laranja, indicando uma situação de perigo devido às chuvas e ventos intensos, está em vigor para os estados do Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia. A vigência deste alerta vai até esta segunda-feira (22), podendo o acumulado de chuva atingir até 100 mm nessas regiões.
Os estados do Amapá, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe não estão em alerta para chuvas, enquanto os demais estados brasileiros e o Distrito Federal permanecem em alerta amarelo.
No último sábado (20), fortes chuvas resultaram em tragédias no estado de São Paulo. Uma mulher de 60 anos perdeu a vida após ser atingida por um raio na cidade de Praia Grande (SP), enquanto outra pessoa faleceu em Sorocaba após seu veículo ser arrastado pela enxurrada.
No Rio Grande do Sul, o temporal da última terça-feira (16) deixou quase 1 milhão de pessoas sem energia. De acordo com o último boletim divulgado pelo governo hoje pela manhã, mais de 30 mil clientes da CEEE Equatorial e outros 53 mil clientes da RGE Sul permanecem sem energia elétrica. O Inmet reforça a importância de precauções diante das condições climáticas adversas.