As exportações do volume de carne de frango enviado ao exterior em 2023 atingiram um novo recorde, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Foram embarcadas 4,7 milhões de toneladas do produto in natura e processado ao longo do ano, representando um aumento de 8,6% em comparação com a maior quantidade exportada anteriormente, que totalizou 4,3 milhões de toneladas em 2022.
Apesar do recorde em volume, a receita das exportações de carne de frango registrou uma queda de 2,7%, totalizando R$ 48,9 bilhões em 2023. Essa redução na receita sugere uma dinâmica de mercado que pode estar relacionada a variações nos preços internacionais ou a uma composição diferente do mix de produtos exportados no período.
Os preços do frango inteiro apresentaram queda neste início de 2024, conforme apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
A redução é atribuída à menor demanda comum no começo do ano, impulsionada pelas despesas extras da população, o que levou o setor a adotar a estratégia de diminuir os valores na busca por uma melhoria na liquidez e evitar o acúmulo de estoques.