11/01/2024 às 09h43min - Atualizada em 11/01/2024 às 09h43min

Preços do suíno vivo e da carne iniciam ano em queda, mas exportações batem recorde

Menor demanda doméstica influencia a baixa nos preços; exportações da proteína atingem níveis históricos em 2023

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
Os preços do suíno vivo e da carne suína iniciaram 2024 em queda, de acordo com análises dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) desta quarta-feira (10). A pressão sobre os valores é atribuída à menor demanda típica do período, caracterizado por renda mais limitada e férias escolares.

No entanto, enquanto o mercado interno enfrenta essa desaceleração, as exportações brasileiras da proteína atingiram um marco histórico em 2023. Dados compilados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e analisados pelo Cepea revelam que foram embarcadas 1,2 milhão de toneladas de carne suína ao longo do ano passado.

Esse volume representa um aumento significativo de 10,3% em comparação a 2022 e um impressionante acréscimo de 8,4% sobre o recorde anterior, registrado em 2021. 

Especificamente em dezembro, foram exportadas 109,6 mil toneladas, considerando produtos in natura e processados, marcando um recorde para o mês. Esse resultado também representa um crescimento de 4,7% em relação a novembro e um notável aumento de 8,3% comparado a dezembro de 2022. O setor de exportação da carne suína no Brasil encerrou o ano com números expressivos e promissores para o cenário internacional.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.