O mercado de etanol hidratado no estado de São Paulo registrou um início de ano com queda nos preços, de acordo com dados do Indicador CEPEA/ESALQ. Entre os dias 2 e 5 de janeiro, o indicador médio para o etanol hidratado foi de R$ 1,8741 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), refletindo uma baixa de 1,38% em comparação com a semana anterior. Por outro lado, o etanol anidro apresentou uma pequena variação positiva de 0,8% no mesmo período, alcançando o valor de R$ 2,1262 por litro (líquido de PIS/Cofins).
Segundo análise dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), mesmo em um cenário de maior demanda por etanol hidratado, impulsionada por algumas distribuidoras que precisam repor seus estoques após as vendas do período entre o Natal e Ano Novo, os negócios foram realizados a preços menores. Além disso, outros compradores optaram por abastecer-se com produto adquirido por meio de contratos, reduzindo a necessidade de atuação no mercado spot.
A pressão sobre os preços também é influenciada pela expressiva oferta de etanol hidratado ainda disponível nos tanques. A combinação desses fatores tem contribuído para a queda nos valores desse combustível específico.