05/01/2024 às 09h36min - Atualizada em 05/01/2024 às 09h36min

Preços da laranja devem permanecer elevados em 2024, estima Cepea

Expectativa de oferta limitada em relação à demanda industrial e de suco de laranja impulsiona previsões de preços altos

- Da Redação, com Cepea

Analistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que a oferta de frutas tende a continuar abaixo da demanda industrial, o que manterá a disponibilidade controlada, inclusive no segmento de consumo in natura. Ainda sem informações definitivas  sobre o volume que será colhido na safra 2024/25, a previsão é de que a oferta de suco de laranja seja insuficiente para suprir a demanda, especialmente considerando as expectativas de baixos estoques de suco esperados para junho de 2024.

 

Segundo a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), os dados apontam um armazenamento de apenas 84,745 mil toneladas em equivalente de suco concentrado ao final da safra 2022/23, em junho de 2023.

 

Projeções feitas pelo Cepea, com base nas estimativas de produção de laranja do Fundecitrus, sugerem que é improvável que os volumes armazenados sejam maiores ao final da temporada atual (2023/24, em junho de 2024). Esse cenário pode se agravar caso as exportações continuem intensas e o rendimento das laranjas permaneça abaixo da média.

 

No entanto, os desafios enfrentados no segundo semestre de 2023, devido às adversidades climáticas como o greening e ondas de calor associadas ao El Niño, podem dificultar uma colheita robusta de laranjas para a temporada 2024/25. Estes eventos climáticos impactaram significativamente a produção, tornando incerta a possibilidade de uma oferta abundante no próximo ciclo.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.