21/12/2023 às 09h40min - Atualizada em 21/12/2023 às 09h40min

Previsões indicam aumento nas exportações de milho e expansão na produção de algodão em dezembro

Enquanto as exportações de milho devem atingir 7,3 milhões de toneladas, produção de algodão pode alcançar 3,36 milhões de toneladas

- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Pixabay
As projeções recentes sobre o line-up, a programação de embarques nos portos do Brasil, apontam um cenário de destaque para as exportações de milho neste mês de dezembro. Segundo dados levantados pela SAFRAS & Mercado nesta quarta-feira (20), a previsão é para a exportação de 7,301 milhões de toneladas de milho, com 4,070 milhões de toneladas já embarcadas. Essa estimativa supera os números registrados no mesmo período do ano anterior, quando foram exportadas 6,411 milhões de toneladas.

Para o mês de janeiro de 2024, os números seguem favoráveis, indicando embarques de 2,015 milhões de toneladas do cereal. Além disso, entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, o line-up sinaliza um acumulado de embarques que chega a expressivos 53,484 milhões de toneladas de milho.

Algodão 
Enquanto isso, o setor do algodão no Brasil apresenta perspectivas de crescimento acima do esperado inicialmente. As informações do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), reforçadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), apontam que a área semeada com algodão tende a expandir-se, ocupando áreas anteriormente destinadas ao milho segunda safra e à soja verão em regiões afetadas pela escassez de chuvas, como Mato Grosso e Goiás.

O analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, destaca que o clima adverso está levando alguns produtores a preferir o plantio de algodão em detrimento do eventual replantio de soja. Além disso, a rentabilidade superior do algodão em comparação ao milho é um fator que impulsiona esse aumento na área destinada ao algodão.

Nesse contexto, a SAFRAS & Mercado ajustou sua projeção de área semeada com algodão para 1,86 milhão de hectares no ano safra 2023/24, representando um aumento de 11% em relação à safra anterior. Isso implica que a produção de algodão no Brasil tem um potencial de atingir 3,36 milhões de toneladas em 2024, correspondendo a um crescimento de 2,7% em comparação à safra colhida em 2023.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.