17/11/2023 às 09h25min - Atualizada em 17/11/2023 às 09h25min

Produção de carne bovina é recorde em 2023, aponta IBGE

Instituto revela aumento na produção e abate de bovinos, enquanto preços do boi gordo se mantêm abaixo dos patamares anteriores

- Da Redação, com Cepea
Foto: unsplash
A produção de carne no período de janeiro a setembro de 2023 atingiu marca de 6,39 milhões de toneladas, representando um aumento de 8,37% em relação aos nove primeiros meses de 2022 e um crescimento de 4,5% em comparação ao recorde anterior, estabelecido em 2019. Este dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste mês.

O levantamento do IBGE evidencia uma mudança significativa no ciclo produtivo do setor em 2023, com mais animais prontos para o abate. No acumulado do ano até setembro, o volume de bovinos abatidos aumentou em 10,24% em comparação com o mesmo período de 2022, totalizando 24,42 milhões de cabeças.

Os números do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) demonstram que os preços do boi gordo têm oscilado ao longo de 2023, mantendo-se, no entanto, em níveis inferiores aos verificados no ano anterior. A análise da série mensal de 2023 revela que todas as médias estão abaixo das registradas nos respectivos meses de 2022, com a maior queda real de 26% observada em setembro, em comparação a setembro de 2022, considerando a deflação pelo IGP-DI.

Frango 
Em relação ao mercado de frango, o movimento ascendente dos preços tem impactado a competitividade dessa proteína em comparação às carnes suína e bovina.

Na parcial de novembro, o frango inteiro resfriado está sendo comercializado por 2,57 Real/kg abaixo da carcaça especial suína, representando uma diferença 5,7% menor que a constatada em outubro. Segundo especialistas do setor consultados pelo Cepea, além da demanda interna aquecida, o desempenho satisfatório das exportações de produtos avícolas tem mantido os valores domésticos em níveis sustentáveis.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.