10/11/2023 às 10h12min - Atualizada em 10/11/2023 às 10h12min

Brasil bate recorde e registra o quarto mês consecutivo de temperaturas elevadas

Inmet emite alerta para onda de calor que atingirá o Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Freepik
O Brasil registrou, pelo quarto mês consecutivo, um recorde na temperatura média, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com uma diferença de mais de 1 grau Celsius (°C) em relação à média histórica, a marca de 26,4°C foi alcançada em outubro, mantendo a tendência de elevação observada desde julho.

De acordo com o levantamento do Inmet, o mês passado apresentou uma média de 1,2°C acima da média histórica para outubro, que é de 25,2°C. Os meses anteriores, agosto e setembro, também foram marcados por temperaturas excepcionalmente altas, contribuindo para esse cenário recorde.

O instituto destacou que setembro teve o maior desvio desde 1961, com 1,6°C acima da climatologia de 1991/2020. O calor extremo experimentado em várias regiões do país e as ondas de calor foram atribuídos, em parte, aos impactos do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico Equatorial.

Os dados indicam uma preocupante tendência de aumento da temperatura global, contribuindo para eventos climáticos mais extremos. O Inmet alerta que o ano de 2023 caminha para ser o mais quente desde a década de 60, alinhando-se às previsões de órgãos internacionais de meteorologia.

Alerta de calor e onda de calor
O Inmet emitiu um alerta meteorológico especial de nível amarelo (perigo potencial) para uma nova onda de calor que atingirá especialmente o interior do Brasil. Válido até, pelo menos, a próxima sexta-feira (10), o alerta abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste, prevendo temperaturas até 5°C acima da média por dois a três dias consecutivos.

O instituto ressalta que a onda de calor deve persistir até meados da próxima semana, podendo se expandir ou ter seu nível de severidade alterado. Municípios, principalmente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, podem enfrentar temperaturas máximas superiores a 42°C nos próximos dias. A situação será monitorada e atualizada conforme a evolução do fenômeno.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.