Verdes e FDP iniciarão conversas com o SPD para formar novo governo na Alemanha

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

06/10/2021

Os Verdes e o Partido Liberal Democrático (FDP) concordaram em iniciar negociações com o Partido Social-Democrata (SPD) para formar um novo governo de coalizão na Alemanha.

A decisão aumenta as chances de que Olaf Scholz, ministro das Finanças e líder do SPD, suceda Angela Merkel como primeiro-ministro do país, encerrando um período de 16 anos de governo da centro-direita na Alemanha.

O líder do FDP, Christian Lindner, disse que propôs a Scholz que os três partidos comecem a dialogar na quinta-feira, citando uma proposta feita pelos Verdes para a discussão de uma aliança com os social-democratas.

Annalena Baerbock, uma das líderes dos Verdes, disse que, em razão das semelhanças entre o seu partido e o SPD, “faz sentido manter conversas mais aprofundadas” com os social-democratas.

Se as negociações avançarem, esta será a primeira coalizão de três partidos a governar a Alemanha no pós-Segunda Guerra Mundial. A União Democrata-Cristã (CDU), de Merkel, liderou o país por 52 dos últimos 72 anos.

Desde a vitória do SPD sobre a CDU por uma pequena margem nas eleições gerais, Verdes e FDP estão dialogando entre si para tentar encontrar pontos em comum antes de entrar nas negociações com Scholz.

Eles não descartaram a possibilidade de negociar com Armin Laschet, que substituiu Merkel na liderança da CDU, mas disseram que, por ora, não haverá conversas paralelas.

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *