Variante delta diminui esperanças por rápida recuperação do Japão

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

16/08/2021

O crescimento morno da economia do Japão no segundo trimestre diminuiu as esperanças de uma rápida recuperação após a crise causada pela covid-19. Economistas preveem números igualmente fracos para o terceiro trimestre, enquanto a propagação da variante delta provoca números recordes de novos casos da doença e afeta os gastos dos consumidores do país.

Dados divulgados pelo governo nesta segunda-feira mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 1,3% no segundo trimestre, na comparação com o período imediatamente anterior. A economia ainda está 1,5% abaixo do nível do último trimestre de 2019, antes de a covid-19 se espalhar pelo mundo.

A lentidão na recuperação deve persistir enquanto a variante mais transmissível do novo coronavírus continuar se espalhando pelo país Em uma pesquisa realizada pelo Nikkei, dez economistas preveem um crescimento médio de 1,4% no terceiro trimestre, em relação aos três meses anteriores, uma revisão significativa em relação à previsão de 5,2% feita em junho.

“Nós reconsideramos quando os gastos do consumidor se recuperariam, analisando os atrasos na campanha de vacinação e os repetidos estados de emergência decretados por causa da variante delta”, disse Yoshimasa Maruyama, economista-chefe de mercado da SMBC Nikko Securities.

Por enquanto, os economistas preveem um crescimento de 5,9% no período entre outubro e dezembro, o que levaria o PIB do Japão aos níveis pré-pandêmicos até o fim deste ano. Mas esse cenário pode ser otimista. Com a disseminação da delta, o governo japonês deve incluir mais sete províncias no estado de emergência contra a covid-19 e prorrogar medidas de restrição de circulação até 12 de setembro.

“A recuperação será atrasada se o aumento dos casos persistir, levando a restrições mais duras”, disse Tatsushi Shikano, da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Secutiries.

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *