Talibã ocupa única região que ainda não controlava no Afeganistão

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

06/09/2021

O Talibã assumiu o controle da província de Panshir, ao norte de Cabul, segundo agências internacionais que citam porta-vozes do grupo. A região era o último reduto das forças de oposição ao Talibã no Afeganistão e a única região que os extremistas não tinham ocupado após avançarem pelo país no mês passado, no vácuo da retirada militar dos Estados Unidos.

Milhares de combatentes do Talibã entraram em todos os oito distritos de Panshir durante a noite, de acordo com testemunhas da área que falaram sob condição de anonimato por medo de retaliação. O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, fez o anúncio da conquista.

“Fizemos nosso melhor para resolver esse problema por meio do diálogo e eles rejeitaram as negociações, então tivemos de enviar nossas forças para lutar”, disse Mujahid em entrevista coletiva. Os combatentes da oposição ao Talibã eram liderados pelo ex-vice-presidente Amrullah Saleh e pelo filho do icônico lutador anti-Talibã, Ahmad Shah Massoud, assassinado poucos dias antes dos ataques de 11 de Setembro.

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *