Setor resgata EXPO de Rio Preto, que será dirigida aos agropecuaristas e fechada ao público

A 58ª EXPO Rio Preto será entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro

17/09/2021

Setor resgata EXPO de Rio Preto, que será dirigida aos agropecuaristas e fechada ao público Recinto de Exposições de Rio Preto onde será a 58ª EXPO entre 29 de setembro e 3 de outubro (Foto: Prefeitura de Rio Preto)

Rio Preto realiza entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro a 58ª EXPO Rio Preto, informa a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Absolutamente técnico, é o maior evento do agronegócio do Noroeste Paulista, um dos maiores do país. Uma exposição técnica, voltada para discutir as políticas públicas que alavancam o setor e a melhoria da agricultura e da pecuária brasileiras. Haverá workshops, julgamentos de raças, campeonato leiteiro e outras competições Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e fóruns da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (ACIRP).

A ABCZ e o Centro Universitário Rio Preto (UNIRP), com curso e hospital veterinário, são dois novos parceiros. Além de workshops, o evento vai promover leilões, julgamentos de raças, campeonato leiteiro e outras competições do setor. A EXPO é no Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’, na marginal da rodovia Washington Luís. O lançamento foi no gabinete do prefeito dia 16. Será fechado ao público, aberto apenas aos agricultores, pecuaristas e técnicos do setor, devido à pandemia que ainda não acabaou.

O prefeito Edinho Araújo disse que “a realização da EXPO 2021 tem um importante simbolismo no setor agropecuário porque significa a retomada da economia, após um período difícil em que passamos com a pandemia, tendo ainda que tomar todos os cuidados e cautela porque a Covid ainda não acabou. Assim, é momento de comemorar mais esta edição da nossa tradicional EXPO Rio Preto”. Em 2020 ela foi cancelada em função do agravamento da pandemia de coronavírus.

A grande novidade neste ano é a parceria com a ABCZ, a maior representante das raças zebuínas. “Estar na EXPO Rio Preto é promover as raças zebuínas e divulgar ainda mais o trabalho da ABCZ, é mostrar a potencialidade das raças e o comprometimento que temos com o pecuarista na sustentabilidade, geração de renda, a tradição do homem do campo e a responsabilidade com produção de alimentos e segurança alimentar para com nossos parceiros comerciais exportadores que demandam carne e leite”, declarou Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

O que a atual administração fez foi resgatar a EXPO e volta-la para o objeto inicial de sua existência: o agronegócio. Técnico e voltado para a agricultura e a pecuária. Um espaço exclusivo para discussões de políticas públicas para o crescimento do setor do agronegócio, apresentar os avanços que o setor vem alcançando com as pesquisas e discutir problemas que ainda precisam ser resolvidos na área. Antes da atual administração, a EXPO teve o seu objeto totalmente desvirtuado e se transformado em uma festa popular, com shows e entretenimento em detrimento do agronegócio, que era apenas um coadjuvante.

Bovinos

Nove raças de gado de corte e leiteiro participam do evento: Nelore Girolando. Além disso, as raças de equino Mangalarga Marchador e Mangalarga Paulista também marcarão presença na feira. O secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Pedro Pessuto, explica que “as associações de criadores de raças bovinas e equinas entram como parceiras técnicas e serão responsáveis pelos julgamentos, torneio leiteiro e outras atividades para difusão da pecuária”.

A expectativa é que mais de 900 animais passem pelo Recinto de Exposições nos cinco dias do evento. Os julgamentos de raça serão transmitidos em tempo real TV Rodeio, Canal ABCZ e site da Prefeitura. “Uma importante parcela da economia em nossa região metropolitana e também no país tem grande expectativa nas atividades que serão promovidas”, lembrou o presidente da ACIRP, Kelvin Kaiser.

Pró-Genética

ro e Durante o lançamento da 58ª EXPO – Edição Especial Julgamentos, o prefeito Edinho Araújo e o presidente da ABCZ Rivaldo Machado Borges Júnior assinaram ofício dirigido ao secretário de estado da Agricultura Itamar Borges, solicitando que o governo estadual participe oficialmente da iniciativa piloto do programa Pró-Genética da ABCZ, que acontece na Região Metropolitana de São José do Rio Preto.

O programa Pró-Genética da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) busca o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina em pequenas e médias propriedades. O programa é um estímulo à criação de políticas públicas de fomento e apoio financeiro para pequenos e médios produtores. O Pró-genética pretende estabelecer uma conexão contínua entre o segmento da produção de genética especializada (os chamados rebanhos “elite”) e a base da produção (rebanhos comerciais), de forma a garantir o fluxo de genética superior para a base produtiva.

O programa Pró-Genética ABCZ congrega criadores ofertantes de genética superior, órgãos de extensão rural, órgãos de pesquisa, órgãos de defesa sanitária, SENAR, agentes financiadores, federações, sindicatos rurais, prefeituras ou agentes, promocionais. Atua ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial, desenvolvendo junto aos produtores rurais um trabalho de orientação sobre pastagens, crédito financeiro, fomento, extensão rural e mercado consumidor para assegurar a evolução da pecuária nacional.

ABCZ

Com mais de 22 mil associados congrega as seguintes raças: Brahman, Guzerá, Gir, Girolando, Indubrasil, Sindi, Tabapuã, Nelore e Nelore Mocho, representando assim 90% das raças que estarão presentes na EXPO Rio Peto 2020/2021.

ACIRP

Desde 2017, a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) é parceira institucional do município na realização da EXPO Rio Preto. Nasceu em 1920 como Associação Comercial e Agrícola de Rio Preto e mantém a Diretoria de Agronegócio. Promove o desenvolvimento sustentável do agronegócio regional, procurando beneficiar todos os setores envolvidos com produção, procedimento, distribuição e comercialização de produtos e serviços de origem. Calcula-se que metade dos associados da Acirp sejam agroempresários.

Serviço

58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 –
Edição Especial
Julgamentos 29 de setembro a 3 de outubro
Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
Exclusiva para criadores www.riopreto.sp.gov.br

Da Redação, com informações da Assessoria de Imprensa da EXPO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *