Rússia diz que construção do gasoduto NordStream 2 foi concluída

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

10/09/2021

A estatal russa Gazprom informou nesta sexta-feira (10) que concluiu a construção do gasoduto Nord Stream 2, que levará gás natural do país para a Alemanha, um projeto polêmico que conta com a oposição da Ucrânia e dos Estados Unidos.

Em uma nota divulgada pelo aplicativo de mensagens Telegram, a Gazprom afirmou, citando seu CEO, Alexei Miller, que as obras do Nord Stream 2 foram “totalmente concluídas” na manhã de hoje.

Propriedade da Gazprom, com investimento de várias empresas europeias, o Nord Stream 2 foi construído sob o Mar Báltico e contorna Polônia e Ucrânia para levar gás natural da Rússia direto para a Alemanha.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, descreveu o novo gasoduto como uma arma geopolítica poderosa para a Rússia, que anexou a península ucraniana da Crimeia em 2014.

Os EUA se opuseram fortemente à construção do Nord Stream 2, mas o governo de Joe Biden chegou a um acordo com a Alemanha em julho para permitir a conclusão do projeto.

Sob os termos do acordo, os dois países se comprometeram a se opor contra qualquer tentativa do Kremlin de usar o gasoduto como arma política e concordaram em apoiar Ucrânia e Polônia, financiando projetos de energia e de desenvolvimento econômico.

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *