Reajuste: ANTT anuncia alteração de 9,64% dos valores da tabela de fretes rodviários

Novos preços já começaram a vigorar. Reajuste considerou fatores mercadológicos, que significam 80% do custo total do transporte.

21/01/2022

Reajuste: ANTT anuncia alteração de 9,64% dos valores da tabela de fretes rodviários Tabela com reajustes de fretes rodoviários entrou em vigor nesta sexta. (Foto: Agência Brasil).

Começou a valer nesta sexta (21) novos valores da tabela do frete rodoviário, alterados pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT). Os reajustes variam de 4,54% a 5,90% – se adequando pelo tipo de veículo, número de eixos, distância de deslocamento e de carga, mas na média, a mudança foi de 9,64%. A alteração foi aprovada durante a 924ª Reunião de Diretoria (ReDir), na última quinta (20).

A ANTT justificou o reajuste nos parâmetros mercadológicos cuja participação no custo total do transporte representa 80%, que são o preço do diesel (S10); os salários dos motoristas (variável utilizada para mensuração do custo de mão de obra); o preço do pneu; e o valor de aquisição do veículo-trator.

A Agência informou também que para os demais parâmetros, a atualização dos valores se dará a partir da aplicação da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é de 5,856420%.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.