Produção mundial de soja para safra 22/23 será 14% maior, enquanto a do milho terá quebra

Guerra no leste europeu interfere na safra mundial do milho

25/05/2022

Produção mundial de soja para safra 22/23 será 14% maior, enquanto a do milho terá quebra Produção mundial de soja sobe, enquanto de milho registra queda. (Foto: Divulgação)

Relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indica que a produção mundial de soja vai crescer 14% na safra 2022/2023, com um volume previsto de 394,69 milhões de toneladas, puxada por Brasil e Estados Unidos.

O mesmo documento aponta que os estoques reguladores também terão alta, no caso de 17%, com 99,6 milhões de toneladas. A informação é do zootecnista Raphael Poiani, da Scot Consultoria, que fez uma análise do documento. 

Com a guerra da Rússia contra a Ucrânia, a previsão para a safra de milho para o mesmo período não será boa. A expectativa é de quebra nos Estados Unidos, União Europeia e China. 

A quebra só não será maior porque Brasil e Argentina vão compensar com colheitas robustas. No total, o relatório aponta uma colheita global de 1,2 bilhão de toneladas e os estoques reguladores devem cair 1,4%, ficando em 305,1 milhões de toneladas.

Nos Estados Unidos a semeadura já é de 42% da área total prevista para o milho, mas representa um atraso em relação ao período imediatamente anterior. Enquanto isso, no Brasil, já há notícias de colheita de algumas áreas da segunda safra sendo colhidas no Mato Grosso. 

 

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.