Primeira etapa da campanha de vacinação contra aftosa começa na próxima semana

A expectativa nesta etapa é imunizar 107 milhões de cabeças

28/04/2022

Primeira etapa da campanha de vacinação contra aftosa começa na próxima semana Começa domingo vacinação contra a febre aftosa (Foto: Agência Brasil)

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa começa no próximo domingo, 1º de maio. Segundo o Ministério da Agricultura, nesta fase deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades na maioria dos Estados, conforme o calendário nacional de vacinação.

A exceção fica para 11 unidades da federação – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. “Para essa etapa, a expectativa é imunizar cerca de 107 milhões de animais em todo território brasileiro”, disse a pasta em nota.

Em abril, o Ministério anunciou uma inversão da estratégia de vacinação para os Estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), com exceção do Espírito Santo, onde a vacinação já é invertida.

Assim, para 10 Estados e o Distrito Federal (BA, ES, GO, MG, MT, MS, RJ, SE, SP e TO) a 1ª etapa a ser realizada em maio será destinada aos bovinos e bubalinos até 24 meses, enquanto a 2ª etapa, em novembro, para todo o rebanho.

“A medida adotada visa equacionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria”, explicou a pasta.

Os Estados que compõem o Bloco IV do PE-PNEFA totalizam aproximadamente 61,3 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses que deverão ser imunizados no mês de maio de 2022.

Conteúdo Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.