Preços de ovos sobem nos EUA com avanço da influenza aviária no país

13/04/2022

São Paulo, 04 – Um surto de vírus altamente patogênico de influenza aviária (HPAI) em rápida escalada nos Estado Unidos está contribuindo para o aumento nos preços dos ovos. A situação já ameaça uma escalada nos preços de outros produtos avícolas, nos próximos meses, conforme as mortes continuam aumentando, avaliam analistas.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), casos de influenza aviária altamente patogênica até agora levaram à morte de mais de 17 milhões de aves. O surto do vírus, o pior em sete anos, está atingindo criadores do Meio-Oeste e afetando empresas como a Tyson Foods. A companhia norte-americana de carnes reportou um surto em um plantel de cerca de 240 mil aves, no Kentucky.

Com o avanço do vírus no país, os preços dos ovos subiram cerca de 52% desde 8 de fevereiro, quando o USDA confirmou o primeiro caso da doença. O preço do peito de peru, já em seus níveis mais altos desde o último grande surto de influenza aviária em 2015, ficou em torno de US$ 4,45 o quilo nas últimas semanas, segundo a editora Urner Barry.

A contaminação ocorre em um momento em que os preços dos alimentos já estavam em alta, com os fabricantes do setor pagando mais por combustível, ingredientes e mão de obra. A guerra entre duas potências produtoras de grãos, Rússia e Ucrânia, impulsiona ainda mais os preços da carne, já que os criadores dependem fortemente de grãos para alimentar gado e aves. Fonte: Dow Jones Newswires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.