Preço do leite ao produtor aumenta pela 4ª vez consecutiva

A informação é da Scot Consultoria, após pesquisa em 18 praças

06/08/2021

Preço do leite ao produtor aumenta pela 4ª vez consecutiva Preço do litro do leite pago ao produtor aumentou pelo quarto mês consecutivo Pecuária leiteira cresceu 80% em 20 anos. no Brasil. (Foto: Agência Brasil)

O preço do leite pago ao produtor aumentou pela quarta vez consecutiva, segundo levantamento da Scot Consultoria em 18 praças pesquisas. Na média, o aumento foi de 3,7%.

O valor pelo litro recebido hoje pelo produtor está 37,2% maior do que ele recebia em junho do ano passado. Na cotação média encontrada pela Scot, o produtor está recebendo entre R$ 2,00 a R$ 2,30 por litro, dependendo do estado.

O avanço no preço se dá em função da maior concorrência entre as indústrias pela matéria-prima e o aumento nos custos de produção, que têm pesado sobre o mercado de leite, segundo especialistas.

Outro fator é a queda no volume diário produzido. Em comparação com junho deste ano, a queda foi de 2,5%. Em relação há 12 meses atrás, chega a 4,0%. Mesmo assim, 62% dos laticínios pesquisados, indicam que o preço do produto vai se estabilizar, outros 35% estimam uma alta e outros 3% afirmam que o preço vai cair.

Segundo a Scot, “no Brasil Central e regiões Sudeste e Nordeste, o mercado deverá seguir mais firme, entre manutenção e alta no preço do leite, ao passo que no Sul do país, uma parcela maior das indústrias estima estabilidade (85%), enquanto o restante já fala em queda ao produtor”.

 

(Da Redação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *