Petróleo fecha dia em queda, mas WTI encerra semana em leve alta

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

13/08/2021

Os contratos futuros do petróleo terminaram o dia em queda, mas já recuperaram parte do tombo da semana passada – causado pelos temores relacionados à disseminação da variante delta da covid-19.

O contrato do petróleo Brent para outubro fechou em queda de 1%, a US$ 70,59 por barril na ICE, em Londres, enquanto o do WTI para setembro recuou 0,94%, a US$ 68,44 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York. Ainda que o Brent tenha encerrado a semana em queda de cerca de 0,5%, o WTI acumulou uma leve alta de 0,2% no período.

Os preços do petróleo tomaram um tombo na semana passada devido aos temores sobre o aumento do número de casos de covid-19, sobretudo na Ásia, mas os investidores estão reavaliando estes temores nesta semana, em meio a vários recordes consecutivos nos mercados acionários dos EUA e da Europa.

Além disso, os dados recentes de inflação nos EUA reforçam o argumento do Federal Reserve (Fed, o BC americano) de que a pressão inflacionária que fez os preços dispararem nos últimos meses é transitória, ajudando a dar um alívio em relação aos temores de uma retirada antecipada de estímulos monetários.

Os preços dos produtos importados subiram 0,3% em julho, na comparação com o mês anterior, desacelerando bastante depois de alta de 1,1% em junho e 1,3% em maio, de acordo com dados divulgados mais cedo pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. O dado ficou abaixo da expectativa dos economistas consultados pelo “Wall Street Journal”, de alta de 0,6%.

Na quarta-feira, o núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) – que retira do cálculo os preços dos elementos mais voláteis de alimentos e energia, e é a medida acompanhada mais de perto pelo Federal Reserve (Fed) – subiu 0,3% em julho ante junho, desacelerando em relação à alta de 0,9% em junho contra maio, e ficando abaixo da expectativa, de 0,4%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *