Pecuária Verde: como as mudanças no Código Florestal podem prejudicar APPs

Texto com alterações seguem para aprovação da Câmara Federal

25/10/2021

Pecuária Verde: como as mudanças no Código Florestal podem prejudicar APPs Alterações do atual Código Florestal mexe com ocupação de APPs (Foto: Agência Brasil)

As mudanças aprovadas no Código Florestal, pelo Senado Federal, podem prejudicar ocupação das Áreas de Preservação Permanente (APPs): as alterações autorizam essas áreas – que compreendem a córregos, lagoas e rios, passem a ser ocupados a partir de 15 metros da margem. A atual legislação, aprovada em 2012, determina que a ocupação só pode acontecer a partir dos 30 metros da margem, tanto na zona urbana como na rural. 

Os riscos que permeiam as mudanças aprovadas são debatidos pelo consultor em Meio Ambiente, Fred Almeida, na coluna sobre Sustentabilidade. O texto já está no ar.

“Cem anos depois, e vivendo todos os problemas que a urbanização sem regras provocou, continuamos a discutir se devemos ou não ocupar o máximo possível dos fundos de vale nas áreas urbanas. Mesmo diante dos problemas, a especulação imobiliária, e a ganância sem freios, não se comove e avança para mais uma decisão que mantém o lucro de poucos e o prejuízo de todos”, alega.

Confira o texto completo na coluna Pecuária Verde.

Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *