Nobel de Química vai para cientistas que criaram ferramenta para construção de moléculas

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

06/10/2021

O alemão Benjamin List e o escocês David W.C. MacMillan receberam o Prêmio Nobel de Química nesta quarta-feira por seu trabalho no desenvolvimento de uma nova maneira de criar moléculas: a organocatálise assimétrica.

A Real Academia de Ciências da Suécia, responsável pela premiação, destacou que os catalisadores criados a partir do processo podem ser usados para acelerar diversas reações químicas.

“Usando essas reações, pesquisadores agora podem construir de forma eficiente qualquer coisa, desde novos produtos farmacêuticos até moléculas que podem captar a luz em células solares”, disse a entidade em comunicado.

Por muito tempo, os cientistas acreditavam que havia apenas dois tipos de catalisadores: metais e enzimas. Em trabalhos separados, List e MacMillan desenvolveram, em 2000, um terceiro tipo – a organocatálise assimétrica, que se baseia em pequenas moléculas orgânicas.

Cientistas usam os catalisadores para acelerar as reações químicas, que são normalmente muito lentas. O processo descoberto pelos dois cientistas agraciados é mais barato e ambientalmente amigável do que os demais, destacou a Real Academia de Ciências da Suécia.

O Nobel de Medicina foi entregue na segunda-feira ao americano David Julius e ao libanês Ardem Patapoutian por suas descobertas sobre como o corpo humano percebe a temperatura e o tato.

Ontem, Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann receberam o Nobel de Física pelo trabalho sobre modelos climáticos. O prêmio foi dividido com Giorgio Parisi, que descobriu “regras ocultas” por trás dos movimentos aparentemente aleatórios em gases e em líquidos.

Os vencedores do Nobel de Literatura, Paz e Economia serão anunciados nos próximos dias.

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *