Misturas múltiplas e sua necessidade para a potencialização da produção de gados

Com o período de seca se aproximando, o produtor deve se atentar a qualidade de seu pasto

01/06/2022

Misturas múltiplas e sua necessidade para a potencialização da produção de gados Foto: Arquivo pessoal

Na coluna +Arrobas da semana, o professor João Menezes fala sobre as misturas múltiplas (proteinado) e sua necessidade na pastagem para a maximização da produção de gados

Menezes afirma que, com a redução das chuvas, o produtor pode trocar o suplemento mineral pelo proteinado e explica também que o produtor deve avaliar uma série de fatores para ver qual produto se adequa mais a sua pastagem. Quanto mais seca a pastagem, melhor deve ser o teor de proteína.

Quando a suplementação tem o objetivo de aumentar o peso em mais de 250 gramas por dia, é necessário fazer a mistura denominada “Mistura Mineral Múltipla”, que deve complementar os macros e os microelementos das forrageiras.

Menezes explica também, que as misturas podem agregar aditivos, como ionóforos e leveduras, que tornam a degradação ruminal mais eficiente e melhoram o desempenho aumentando os ganhos ou a conversão.

João conclui dizendo que a escolha da melhor mistura dependerá, entre outros motivos, da categoria animal suplementada e o uso de misturas múltiplas melhoram o aproveitamento das pastagens com consequente melhoria do desempenho animal.

Ficou interessado? Clique aqui e leia coluna +Arrobas completa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code