Ministério publica zoneamento agrícola para cultura de feijão da safra 2022/23

13/04/2022

São Paulo, 6 – O Ministério da Agricultura publicou nesta quarta-feira, 6, as Portarias 1 a 14 de zoneamento agrícola de risco climático (Zarc) para a cultura de feijão da safra 2022/23 no <i>Diário Oficial da União (DOU)</i>. O documento vale para os Estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O calendário de plantio inicia em julho por alguns municípios do Paraná e em setembro e outubro para a maioria dos outros Estados.

O zoneamento indica os períodos de plantio menos arriscados e relaciona as cultivares mais adaptadas a cada região.

Em nota, o ministério informou que a publicação das portarias foi antecipada para permitir maior tempo para o planejamento da safra aos produtores rurais, às entidades de assistência técnica, agentes financeiros, seguradores e outras instituições que utilizam os indicativos do Zarc.

O Zarc é utilizado para orientar a contratação do seguro rural e a concessão do crédito de custeio oficial.

Os agricultores que seguem o Zarc podem ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR) – ambos do governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.