Inmet faz pela primeira vez em 112 anos a previsão do tempo para 6 meses

Os dados foram divulgados em live do Instituto Nacional de Meteorologia

19/11/2021

Inmet faz pela primeira vez em 112 anos a previsão do tempo para 6 meses Ao completar 112 anos o Inmet lança pela primeira vez previsão do tempo ara os próximos seis meses (Foto: PIxabay)

Pela primeira vez na história o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz uma projeção das variações climáticas para os próximos seis meses em todo o Brasil, segundo o Canal do Boi. O resultado do estudo foi apresentado nesta quinta-feira (18). O período compreende final de novembro de 2021 e abril de 2022.

O estudo foi feito a partir do banco de dados que contempla os dados e o comportamento da atmosfera no passado. Saber quais serão as condições climáticas é fundamental para o produtor rural planejar a sua produção, incluindo geração de energia, o uso da água, transportes e transporte por hidrovia.

Segundo o Canado Boi, o Inmet trouxe os dados à público em uma live para comemorar os 112 anos do Instituto. “A previsão de seis meses dará ao produtor rural a possibilidade de se planejar, em termos de meteorologia, para todo um ciclo de safra. Isso pode garantir maior produtividade desde que se faça uma gestão climática da produção rural”, explica o diretor do Inmet, Miguel Ivan Lacerda.

Previsão de Chuva

Para o final de novembro deste ano o Inmet aguarda muita chuva no Centro-Norte, segundo os modelos que o Instituto usa. Essa situação permanece até final do mês. Para a região Sul, a previsão é de chuvas abaixo da média.

Em dezembro, o modelo indica chuvas abaixo da média (de, no máximo 50 mm) nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, parte de Minas Gerais, Acre, Amazonas e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Nas outras regiões as chuvas devem ficar acima da média.

Em janeiro quem vai ter menos chuva do que espera são os estados de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo e região central do Mato Grosso do Sul, sul e leste de Tocantins, sul do Piauí e na Bahia. Apenas a região Sul, o estado de São Paulo e a faixa norte do país terão chuvas acima da média.

Fevereiro será um mês irregular para precipitações e nos meses de meses de março e abril teremos cuvas abaixo da média nos estados do Sul, Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Para o Amazonas, Roraima, Pará, Piauí e centro e sul do Ceará a tendência é de chuva acima a média.

 

Previsão da temperatura 

A temperatura também não vai dar trégua. Na região central do Brasil ela vai ficar nesse período 1% acima da média. No Sul, as temperaturas deverão ser iguais aos anos anteriores.

Em março e abril de 2022 as temperaturas fiarão na média em toda a região Sul. Pode haver geadas no início do outono (final de março).

Segundo o Canal do Boi, as previsões são atualizadas pelo Instituto mensalmente e aprimorados os resultados.

 

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *