Inmet e Inpe preveem chuvas intensas no Sudeste e Centro-Oeste até o dia 2 de janeiro

Elas devem ocorrer no norte, centro e leste de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais, Norte de São Paulo, Região Serrana e Sul do Rio de Janeiro

31/12/2021

Inmet e Inpe preveem chuvas intensas no Sudeste e Centro-Oeste até o dia 2 de janeiro Previsão de chuvas intensas na passagem do ano (Foto: Agência Brasil)

Até pelo menos o dia 2 de janeiro de 2022, uma massa de ar úmida e instável causará tempestades e elevados acumulados de chuva em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer no norte, centro e leste de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais (com exceção apenas no norte e nordeste), norte de São Paulo, Região Serrana e sul do Rio de Janeiro.

Além de elevados acumulados de chuva, não estão descartadas tempestades isoladas que podem estar acompanhadas de rajadas de ventos, descargas elétricas e possível queda de granizo.

De maneira geral, os acumulados de chuva nessas áreas até a noite do dia 2 de janeiro poderão variar entre 70 e 150 mm.

Durante esse período e, de acordo com os modelos numéricos de previsão de tempo, os maiores acumulados deverão ocorrer na noite do dia 31 de dezembro de 2021.

As projeções são do Inmet e Inpe. Temos probabilidade de chuvas superiores a 80% de acumulados de chuva acima de 50 mm em um único dia. Ou seja, a probabilidade de acumulados de chuva acima de 50 mm entre a noite do dia 31 de dezembro em áreas de Minas Gerais e do norte de Goiás é superior a 80%.

Essas previsões poderão sofrer alterações, as previsões detalhadas e os Avisos Meteorológicos Especiais podem ser acessados nos seguintes endereços: https://portal.inmet.gov.br/ e https://alertas2.inmet.gov.br/.

Da Redação, com Mapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.