Índice de atividade dos EUA cai para menor patamar em 12 meses, diz IHS Markit

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

23/09/2021

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos caiu para 54,5 pontos em setembro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela IHS Markit. A leitura segue acima dos 50 pontos, o que indica expansão da atividade, mas está no menor patamar dos últimos 12 meses. Em agosto, o PMI composto dos EUA foi de 55,4 pontos.

O PMI industrial caiu para 60,5 pontos em setembro, de 61,1 pontos em agosto, enquanto o PMI de serviços recuou a 54,4 pontos, de 55,1 pontos da leitura anterior. Ambos os indicadores ficaram abaixo da expectativa dos economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de alta para 61,7 e queda para 54,9 pontos, respectivamente.

O PMI de serviços recua com essa leitura a seu menor nível em 14 meses, enquanto o indicador industrial caiu para a mínima de cinco meses. Ainda assim, amos os indicadores ficaram acima da marca de 50 pontos, indicando uma expansão da atividade, ainda que a um ritmo mais fraco.

“O ritmo de crescimento econômico dos Estados Unidos esfriou ainda mais em setembro, tendo disparado no segundo trimestre, refletindo uma combinação de pico de demanda, atrasos nas cadeias da oferta e escassez de mão de obra”, diz Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *