Ibovespa recua com Vale e incertezas no radar

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

23/08/2021

O Ibovespa mostra pouca disposição em acompanhar o bom humor dos mercados internacionais, onde compras de ocasião sustentam os ativos de risco no campo positivo. Porém, as incertezas no cenário político pesam nos negócios locais. A queda nas ações da Vale reduz o ímpeto da bolsa, ao passo que os ganhos dos bancos e da Petrobras tentam dar ritmo.

Pouco depois das 10h50, o Ibovespa caía 0,09%, aos 117.943 pontos, tendo oscilado entre os 118.445 pontos, na pontuação máxima, e os 117.589 pontos, na mínima, até então.

“Hoje é um dia importante para entender até onde o mercado local está de fato preocupado com a nova ofensiva de Bolsonaro, ou mesmo se essa já estaria precificada”, comenta, em relatório matinal, o analista da Commcor Corretora, Cléber Alessie, referindo-se ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira.

Para ele, o mercado doméstico abre a segunda-feira descolado do sentimento externo por causa da nova escalada da crise institucional. “Assim, se o clima político-fiscal já vinha delicado, vemos novos ajustes negativos nos ativos locais, que há semanas mostram cada vez maior dificuldade em acompanhar os dias de euforia no exterior”, completa.

Entre as commodities, o petróleo recupera-se e exibe ganhos expressivos, de mais de 3%, mas o preço do barril segue cotado abaixo de US$ 70. Na China, o minério de ferro subiu em Dalian, mas caiu no porto de Qingdao. Em reação, Vale ON recuava 0,96%, ainda no horário citado acima, ao passo que Petrobras exibia altas de 1,95% e de 1,80% nas ações ON e PN.

Para o chefe de Economia e Pesquisa do Julius Baer, Norbert Rücker, a normalização do crescimento econômico na China tornou-se um obstáculo para as commodities industriais, em particular para os metais básicos. “Embora os ‘soluços’ da pandemia sejaM um elemento temporário, há ventos contrários mais duradouros para as commodities em geral”, afirma, referindo-se ao impacto de curto prazo na atividade chinesa por causa da disseminação da variante delta do coronavírus no país.

Segundo Rücker, a oferta – ou os temores em relação à oferta – de metais e commodities agrícolas deve continuar a diminuir, ao passo que os preços do petróleo podem até ter uma recuperação no curto prazo, à medida que a forte demanda do mundo ocidental esgota o armazenamento. “Mas também no longo prazo o retorno da produção de xisto de países exportadores de petróleo trará ventos contrários”, afirma o diretor do banco suíço.

Entre os papéis do setor financeiro, Itaú Unibanco PN ganhava 0,94,% e Bradesco PN tinha alta de 0,57%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *