Ibovespa opera em leve alta em dia de volatilidade elevada

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

13/08/2021

O principal índice da bolsa de valores local voltou a registrar ganhos após ter testado a faixa dos 120 mil pontos nas mínimas do dia. Às 16h16, o Ibovespa operava em alta de 0,36%, aos 121.131 pontos. De um lado, o índice recebia impulso da alta das ações da Petrobras ON, que subiam 1,32% e, de outro, era pressionado pela queda de 0,81% nos papéis da Vale ON. No acumulado semanal, o Ibovespa recua mais de 1%.

Profissionais do mercado seguem demonstrando desconforto com as incertezas fiscais e os riscos políticos em Brasília, contexto negativo que atravessou os negócios no mercado de renda variável ao longo desta semana. “O dia hoje é um resumo do que foi a semana. Muita volatilidade e o cenário político diminuindo o interesse pela bolsa”, afirma o gestor da Galapagos Capital, Ubirajara Silva..

Conforme o profissional, as tensões políticas e as incertezas fiscais têm se refletido, especialmente, na alta dos juros de vencimento longo, o que acaba retirando a demanda dos investidores pela bolsa. “Com os juros de 10 anos sendo negociados a 10,27%, você conseguiria travar sua carteira de investimento, por 10 anos, recebendo mais de 10%. Houve uma migração de fluxo para a bolsa quando as taxas caíram, e essa dinâmica pode se inverter agora”, comenta.

O setor de e-commerce recua de maneira ampla, após resultados divulgados por Americanas e Magazine Luiza. Na visão do gestor da Galapagos, ainda que os balanços tenham apontados números sólidos, a sensibilidade elevada dos investidores com o cenário macroeconômico doméstico contribui para um movimento de realização.

“Os resultados corporativos vêm surpreendendo. No entanto, a Magalu, por exemplo, teve lucro melhor que o esperado, crescimento de vendas e o papel está realizando 3% hoje. O macro está atrapalhando o micro, contribuindo para um movimento de manada. O pessoal vende primeiro e depois vê que está acontecendo”, afirma.

Há pouco, as ações ON da Magazine Luiza caíam 2,38%, enquanto Americanas ON recuava 7,10%, liderando as perdas do Ibovespa. Via Varejo ON perdia 5,96%.

Apesar do cenário negativo observado ao longo dos últimos dias de negócios, Ubirajara Silva acredita que o clima de tensão política deve diminuir em Brasília nas próximas semanas, o que deve abrir espaço para uma recuperação do Ibovespa. “Estabilizando o fiscal, a gente teria um alívio nos juros, o que seria positivo para a bolsa. Quando o ambiente acalmar, o apetite deve aumentar bastante”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *