Governo estima que mais de 93 mil servidores federais se aposentarão até 2025

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

09/08/2021

O governo federal estima que 93.646 servidores se aposentarão até 2025. O número consta do Boletim da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Economia, que também informa que 535.314 pessoas trabalhavam na administração pública federal em junho deste ano.

A pasta tem destacado que muitos cargos da administração pública serão impactados pela “transformação digital” do Estado nos próximos anos. Em debates sobre a reforma administrativa proposta pelo governo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já disse que a atual taxa de reposição de servidores está em cerca de 25%.

De acordo com o documento, do total de funcionários, 85,45% têm vínculo permanente com a administração pública e 1%, não. Além disso, 12,73% são profissionais contratados por tempo determinado (temporários) e 0,82% são requisitados de outros órgãos e esferas do governo ou de estatais. Não são computados os profissionais que foram cedidos para fora do Executivo.

Os dados mostram que quase metade dos servidores (49,06%) está na faixa etária de 40 a 59 anos. Além disso, 37,47% têm entre 18 a 39 anos e 13,47%, mais de 60 anos. Do total, 54,3% são homens e 45,7%, mulheres.

O boletim traz ainda informações sobre cargos e funções de confiança. Em junho, eram 10.417 pessoas em cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS), sendo 53,89% com vínculo e 46,11% sem vínculo com a administração. Havia ainda 8.445 pessoas em Cargos de Direção (CD), exclusivos de Instituições Federais de Ensino. Do total, 97,99% tinham vínculo e 2,01%, não. Nas Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), eram contabilizados 12.191 servidores.

Enquanto as funções são exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, os cargos são destinados a pessoas de confiança da autoridade competente, embora existam condições e percentuais mínimos previstos em lei para ocupação por servidores de carreira.

O documento destaca que 73,58% dos 4.284 serviços públicos estão digitalizados. Diz ainda que o número de usuários cadastrados no portal Gov.br, que reúne os serviços disponíveis para a população, atingiu a marca de 105 milhões em junho.

“A aceleração da transformação digital em frentes estratégicas é um exemplo que ilustra nosso compromisso para a consolidação de uma gestão pública moderna, ágil e focada em resultados”, disse em nota o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *