Chuvas possibilitam início do plantio da safra de soja

Nas regiões Sul e Nordeste são as que oferecem melhores condições para a semeadura

11/10/2021

Chuvas possibilitam início do plantio da safra de soja Chuvas da última semana permite início da semeadura da soja no Brasil (Foto: Agência Brasil)

As atuais chuvas e a promessa de novas precipitações favorecem a semeadura da soja em várias regiões produtoras do Brasil, segundo pesquisadores do Centro de Política Econômica Aplicada (Cepea).

Na região Sul a semeadura chegou a ser interrompida na semana passada por excesso de umidade. Segundo o Cepea, “no Sudeste e no Centro-Oeste, as chuvas ainda são irregulares, mas produtores têm avançado com os trabalhos”.

Na região de Matopiba (nome da região formada pela primeira palavra do nome dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), choveu o suficiente para o início do plantio da soja. No geral, os trabalhos de campo estão mais acelerados do que há um ano, diz pesquisadores.

Eles ressaltam, segundo o Cepea, que, “atentos aos trabalhos de campo, produtores reduziram o ritmo das negociações envolvendo o volume remanescente da safra 2020/21. A demanda também está menor, resultando em baixa liquidez”

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *