Etanol: vendas de E15 nos EUA atingem recorde de 3,08 bilhões de litros em 2021

13/04/2022

São Paulo, 7 – As vendas de gasolina E15 (com mistura de até 15% de etanol) nos Estados Unidos atingiram um recorde de 814 milhões de galões (3,08 bilhões de litros) em 2021, de acordo com estimativa da Associação de Combustíveis Renováveis (RFA, na sigla em inglês). O volume representa aumento de 62% ante 2020 e é quase o dobro do vendido em 2019.

Segundo a RFA, essa forte alta foi motivada por um aumento no número de postos que oferecem a mistura, uma melhora no consumo geral de combustíveis a partir do fim primavera (no Hemisfério Norte) e uma recuperação dos preços de créditos usados para demonstrar conformidade com as exigências de mistura de biocombustíveis.

A associação observou, porém, que essa trajetória de alta está ameaçada. A mistura atualmente é proibida durante o verão (entre 1º de junho e 15 de setembro), por temores de que ela contribua para aumentar a poluição em dias quentes. Em 2019, durante o governo de Donald Trump, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) derrubou a proibição à E15, mas no ano passado juízes federais decidiram que a agência extrapolou sua autoridade na questão.

“Agora, mais do que nunca, a E15 é necessária para ajudar a manter os preços da gasolina sob controle, reforçar a segurança energética, apoiar a economia rural e reduzir as emissões de gases de efeito estufa e poluentes tóxicos”, disse em comunicado o presidente e CEO da RFA, Geoff Cooper.

Em resposta à forte alta do petróleo decorrente da guerra entre Rússia e Ucrânia, grupos bipartidários no Senado e na Câmara dos Representantes pediram que o governo autorize a venda de E15 durante todo o ano.

Durante audiência no Senado nesta quarta-feira, 6, o administrador da EPA, Michael Regan, disse que a agência está analisando opções para expandir a utilização de E15.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.