Em busca de solução para alta dos combustíveis, Lira se reúne com a oposição

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

05/10/2021

Engajado na busca de uma solução para a alta dos preços dos combustíveis, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reunirá com líderes da oposição nesta terça-feira, às 12h30. O encontro será na residência oficial da presidência da Casa.

Assim como fez na segunda-feira, com líderes da base governista, Lira apresentará aos opositores uma possível alternativa para tentar segurar o preço dos combustíveis.

Segundo fontes, a ideia é emplacar uma proposta que estabeleça a mudança da base de cálculo do ICMS. O texto, ainda em elaboração, deve prever que a alíquota será definida a partir da média dos preços dos combustíveis dos 24 meses anteriores.

Diante da resistência de governadores e de lideranças partidárias à possibilidade de estabelecer uma alíquota única para o ICMS sobre os combustíveis em todos os estados, Lira teria encontrado uma saída na mudança da base de cálculo do imposto.

A criação do fundo de estabilização dos preços também não estaria descartada, mas o objetivo é emplacar um texto que tenha menos chances de enfrentar resistências no Senado, onde os governadores tem elevado poder de articulação.

O encontro com os líderes da oposição será “uma espécie de termômetro” para Lira diagnosticar se há clima para votar o texto ainda nesta terça-feira ou se ainda seria necessário mais tempo para que a proposta amadureça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *