Deputado quer manter linha de crédito para agricultores em terras indígenas

Ele alega que o mapa do IBGE que faz as divisas está errado

01/10/2021

Deputado quer manter linha de crédito para agricultores em terras indígenas Agricultura e pecuária que usam terra indígena precisam de linha de crédito, diz deputado (Foto: Agência Brasil)

A Câmara Federal discute nesta sexta-feira (1) a suspensão dos financiamentos agropecuários para uso na agricultura ou pecuária realizadas em terras indígenas. A discussão é na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RG) diz que agricultores estão com dificuldade de acessar linhas de crédito, diz a Agência Câmara. Por isso, ele pede as audiências públicas para discutir o assunto.

Ele afirma que “no mapa feito pelo IBGE suas terras estão erroneamente declaradas como áreas indígenas. Por esse motivo, o sistema bancário impossibilita as linhas de financiamento bancário para esses proprietários de terras”, observa.

Foram convidados representantes da Funai, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Advocacia geral da União (AGU), entre outras entidades. O debate será realizado no plenário 5, às 9 horas.

 

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *