Confiança do empresário cai 3,3 pontos em novembro, diz FGV

De setembro para outubro, indicador subiu 0,4 ponto

01/12/2021

Confiança do empresário cai 3,3 pontos em novembro, diz FGV Índice de Confiança do Empresário cai em novembro, diz FGV (Foto: Pixabay)

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 3,3 pontos de outubro para novembro deste ano e chegou a 97 pontos em uma escala de zero a 200. De setembro para outubro, o indicador havia subido 0,4 ponto.

A queda está ligada pela piora da confiança no presente e no futuro dos negócios. O Índice da Situação Atual, um dos componentes, recuou 2,5 pontos, caindo para 97. O Índice de Expectativas despencou 4,5 pontos, chegando a 95,8.

A Fundação Getúlio Vargas mede o índice de confiança entre empresários em 4 segmentos: indústria, construção, serviços e comércio. Os quatro segmentos apresentaram queda na confiança. O comércio é quem mais sente. Caiu 6 pontos, batendo em 88 pontos.

A Agência Brasil afirma que “a indústria teve a segunda maior queda (-3,1 pontos), mas continuou com o maior patamar entre os quatro segmentos (102,1 pontos) e foi o único a ficar acima de 100. A confiança dos serviços recuou 2,3 pontos, para 96,8, enquanto a construção cedeu 0,8 ponto, para 95,3 pontos.

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *