Confiança da indústria brasileira volta a subir, após três meses de queda

O indicador está acima da média histórica de 54,1 pontos, diz CNI

10/12/2021

Confiança da indústria brasileira volta a subir, após três meses de queda Confiança do industrial avança após três meses de queda (Foto: Pixabay)

A indústria volta a dar sinais de que confia na retomada do crescimento. Segundo a Confederação Nacional da Industria (CNI) o índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) avançou 0,7 ponto, passando dos 56 para 56,7.

Segundo a Agência Brasil, a alta anunciada pela CNI interrompe três quedas consecutivas. Nelas, ele recuou 7,2 pontos. O índice vai de zero a 100 pontos. Acima de 50 pontos indicam confiança. Abaixo, dos 50 pontos, desconfiança. O levantamento ouviu 1.471 empresas entre 1º e 7 de dezembro.

O dado surpreende ao ficar acima da média histórica, de 54,1 pontos.

Por outro lado, nem toas as comparações são tão otimistas. Na comparação com dezembro do ano passado, houve recuo. Estava em 63,1 e neste mês, cai para 56,7. “Essa queda releva que a confiança está menos disseminada e intensa do que no final de 2020”, diz a CNI.

A percepção para os próximos seis meses está 60,1 pontos, o que, segundo a CNI, mostra que o otimismo para o próximo semestre está mais forte e disseminado.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *