Com retração da China, produção mundial de aço cai 1,4% em agosto, diz Worldsteel

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

23/09/2021

Sob o impacto da forte queda de produção da siderurgia chinesa em agosto, acima de 13%, o desempenho mundial reportado pela World Steel Association nesta quinta-feira (23) registrou queda de 1,4% no mês passado.

  • Leia mais: Minério de ferro fica estável no porto de Qingdao, em US$ 108,67 por tonelada

Conforme a entidade, baseada em Bruxelas, o volume de agosto foi de 156,8 milhões de toneladas, reunindo informações de 64 países produtores de aço. No acumulado de 2021, que somou 1,32 bilhão de toneladas, a produção global de aço bruto ainda mostra crescimento de 10,6% sobre o mesmo período do ano passado.

  • Leia mais: Vendas de aço voltam a crescer em agosto em relação a julho, aponta Inda

A siderurgia chinesa reportou produção de 83,2 milhões de toneladas, menos 13,2% ante agosto de 2020. Em julho, o desempenho do país já havia retraído 8,6%.

  • Leia mais: Preços do alumínio registram maior alta em 13 anos

As indicações são de que o setor na China continuará até o fim do ano registrando desempenho negativo em relação aos mesmos meses do ano passado, atendendo pressões do governo chinês para os polos produtores de aço reduzirem a emissão de gás carbônico (CO2).

De janeiro a agosto, o desempenho ainda tem alta de 5,3%, na comparação com mesmo período do ano passado, com volume de 733 milhões de toneladas.

Com a redução da atividade siderúrgica no país desde julho, a estimativa é que o volume total do ano fique em 1,05 bilhão de toneladas, recorde histórico obtido em 2020, ou entre 1% e 2% superior.

Conforme a Worldsteel, o Brasil reportou aumento de 14,1% na produção de agosto, com 3,1 milhões de toneladas. No acumulado do ano, o volume foi de 24,1 milhões de toneladas, com acréscimo de 20,9% sobre mesmo período de 2020. A previsão do Instituto Aço Brasil, que reúne as fabricantes locais, é de 36 milhões de toneladas de aço bruto em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *