Clima atrapalha produtividade e qualidade da cebola

Os produtores estão com dificuldade de vender o produto e o retorno é pequeno

30/09/2021

Clima atrapalha produtividade e qualidade da cebola Clima atrapalha a safra de cebola nacional em 2021 (Foto: Divulgação)

A grande oferta de cebola nas regiões produtoras como Monte Alto (SP) e São José do Rio Pardo (SP) está provocando a queda nos preços do produto. A grande quantidade de bulbos nas regiões que ainda estão em plena safra é reflexo da produtividade por hectare e pela área plantada, superior aos anos anteriores. As regiões em plena safra são as de São Paulo e do Cerrado, informa o  Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Este ano a cebola também sofreu com a falta de chuva e, em ouros momentos, com as geadas. Elas estão menores, dificultam a comercialização e reduzem o retorno ao produtor. No Triângulo Mineiro (MG) e de Cristalina (GO), no Cerrado, a paralisação de alguns caminhoneiros na semana do dia 7 atrapalhou a comercialização.

No Nordeste, nas praças de Irecê (BA) e do Vale do São Francisco (BA/PE), o mercado segue estável, visto que tanto a procura quanto a disponibilidade estão baixas nessas áreas. No Sul, segundo produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a cultura vem se desenvolvendo bem, com a produtividade dentro do esperado.

Esse cenário tem elevado as expectativas quanto à safra 2021/2022, cuja colheita deve ter início entre o fim de outubro e o início de novembro.

Da Redação, com Cepea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *