China suspende a importação de mais uma planta de carne bovina do Brasil

Desta vez, atingiu a Masterboi, de São Geraldo do Araguaia, no Pará.

22/04/2022

China suspende a importação de mais uma planta de carne bovina do Brasil China suspende a importação de carne bovina de mais uma planta brasileira (Foto: Divulgação)

A China voltou a suspender a compra de carne bovina do Brasil. Desta vez, a medida foi tomada contra a planta da Masterboi, que fica em São Geraldo do Araguaia, no Pará. Essa nova onda de suspensões pontuais começou em março deste ano, quando foram suspensas as importações de uma unidade da JBS, em Mozarlândia, no Mato Grosso. A informação é do jornal Valor Econômico, reproduzida pelo site CarneTec.

Há uma semana, foram suspensas as compras de duas plantas da Marfrig, uma em Várzea Grande no Mato Grosso e outra em Promissão em São Paulo, da Naturafrig em Pirapozinho, também em São Paulo (leia aqui, a nota da Naturafrig à imprensa), e uma da JBS em Barra do Garça, no Mato Grosso.

A comunicação à embaixada brasileira em Pequim foi feita pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, em inglês).

No começo de abril o país asiático manteve a suspensão da unidade da JBS por mais uma semana, e colocou na lista uma nova da Marfrig em Mato Grosso e outra da Zanchetta, em São Paulo.

Questionado sobre a situação pelo site CarneTec, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não se manifestou até a noite desta quinta-feira (21).

O Mapa havia dito na segunda-feira (19) que estava acompanhando o problema e trabalhando com o setor privado brasileiro para resolver o impasse, “em busca de uma solução”.

Segundo o CarneTec, “o analista da Agrifatto, Yago Travagini Ferreira, disse em podcast da consultoria divulgado na quarta-feira (20) que as suspensões causam receio, principalmente para pecuaristas das regiões onde estão localizadas as plantas embargadas e para unidades de pequeno e médio porte, diante das incertezas sobre até quando essa situação irá se estender.”.

Ele lembra que um a cada seis quilos de carne produzidos no Brasil são destinados à China.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.