China anuncia a suspensão da importação de carne de três plantas brasileiras em GO, MT e SP

Analista diz que o país tenta desvalorizar a carne brasileira para melhorar a sua posição nas negociações.

08/04/2022

China anuncia a suspensão da importação de carne de três plantas brasileiras em GO, MT e SP China volta a suspender a importação de 4 frigoríficos brasileiros. (Foto: Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (7), a China anunciou que suspendeu a compra de carne brasileira de três plantas. A informação foi confirmada pela embaixada brasileira em Pequim em notificação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A suspensão é por uma semana, segundo o site CarneTec.

As exportações estão proibidas a partir desta sexta-feira (8). As plantas são de carne bovina da JBS em Goiás, uma da Marfrig em Mato Grosso e a outra de carne de frango da Zanchetta, em São Paulo, segundo a agência Reuters.

Uma unidade de carne bovina da JBS em Mozarlândia, em Goiás, está com as exportações para a China suspensas desde o final de março.

O analista de Mercado da consultoria Agrifatto, Yago Travagini Ferreira, afirma em seu perfil em uma rede social que “isso é impactante, de certa forma, para as exportações de carne bovina brasileira que iam pra China, principalmente por ser mais um sinal do que a gente vinha pontuando, que é a forma de negociar chinesa”.

Para ele, os chineses usam essa tática para tentar forçar a queda nos preços da carne bovina brasileira e que, por consequência, pode atingir o mercado do boi gordo.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.