Chegada da frente fria coloca cafeicultores em alerta na maior zona produtora, o Sudeste

Produtores temem a repetição do fenômeno climático de julho de 2021 que provocou geadas e muitas quebras de safra.

18/05/2022

Chegada da frente fria coloca cafeicultores em alerta na maior zona produtora, o Sudeste Chegada da frente fria coloca cafeicultores em alerta na maior zona produtora, o Sudeste (Foto: Divulgação)

A chegada da frente fria, com ventos violentos desde esta terça-feira (17) no Sul do Brasil, se espalha para a região Sudeste, maior produtora de café, e coloca os cafeicultores em alerta mais uma vez.

Agentes consultados pelo Centro de Estudos de Pesquisa em Economia Agrícola (Cepea) em diversas praças do Sudeste e do Sul do país estão preocupados com a possibilidade de geadas. O temor é a repetição do fenômeno climático no inverno (julho) de 2021.

Por enquanto, no campo, produtores brasileiros já começaram as catações iniciais nos cafezais, especialmente no sul de Minas e em Garça (SP). No restante das regiões, alguns cafeicultores também iniciaram os trabalhos, mas a intensificação está prevista para o final deste mês e junho. Nas matas de Minas, produtores já estão em um ritmo um pouco mais avançado de colheita.

Da Redação, com Cepea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.