Câmara dos Deputados começa a discutir o controle fitossanitário do Cacau

Doença que ataca a cultura, aumenta custos e diminui produção foi detectada no Acre

13/09/2021

Câmara dos Deputados começa a discutir o controle fitossanitário do Cacau Câmara dos Deputados começa a discutir doença que pode afetar os cacaueiros (Foto: Governo do Brasil)

Audiência pública a partir das 14h desta segunda-feira (13) na Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados discute o controle fitossanitário da monilíase do cacaueiro. A discussão entre produtores, pesquisadores e legisladores será no Plenário 12. A informação é do site especializado em economia, MoneyTimes.

A monalíase é uma doença que ataca duas culturas importantes no Norte e Nordeste brasileiros: o cacau e o cupuaçu. Além da perda na produção, ela aumenta os custos de manejo e aplicação de fungicidas para eliminar a doença.

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) a doença foi descoberta, agora, no Acre, no município de Cruzeiro do Sul. A informação foi confirmada pelo Laboratório federal de Defesa Agropecuária de Goiânia (GO).

Ao MoneyTimes, Lídice da Mata revelou que “o foco detectado se encontra ainda distante das principais regiões produtoras, mas devido ao seu potencial de danos às culturas que atinge, é de fundamental importância ações de monitoramento e notificação imediata de quaisquer suspeitas de ocorrência da praga nas demais regiões do país às autoridades fitossanitárias”.

 

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *